Correr nos ensina a nos desafiar. Ensina a ir além quando pensamos até aonde poderíamos ir. Ajuda-nos a descobrir do que somos feitos e o que fazemos, e isso é tudo na vida. Boa leitura!

domingo, 9 de maio de 2010

Iracema, sem os lábios de mel


A 10ª Prova Pedestre Adriana de Souza de Ibiporã (PR) tem este nome para homenagear uma corredora desta cidade que conseguiu destaque louvável em São Paulo, conquistando em 2002, o 2º lugar na São Silvestre. Este ano, como é de tradição, Adriana correu e conseguiu o 2º lugar para o delírio dos Ibirapoenses. E eu corri com ela, ou melhor, bem atrás dela.

Antes de correr, porém, a mesma história se repete, vou sozinha às corridas, quero dizer, sem nenhuma parceira de corrida, mas estou mais próxima dos meninos do atletismo de Rolândia, que voam nas pistas. Mas o mais curioso das corridas são as histórias, as experiências que trocamos. A prova atrasou bastante e eu esperei aproveitando cada momento, observando os aquecimentos, as provas mirins e infantis que aconteciam antes da nossa até que vi uma mulher impaciente como eu e perguntei se ela corria. “Corro sim, minha fia.” O corpo dela era atlético. E ela acrescentou: “Sabia que no ano passado eu ganhei em 1º lugar? Ganhei 100 reais e este ano eu vô ganhá de novo”. E eu indaguei: “Nossa, mas você treina?” “Treino, não, minha fia, eu corro por dinheiro mesmo. E você, treina?” “Eu treino, mas nunca ganhei uma corrida, não.” “Mas você treina e não ganha? Como assim?” “Ah, é que eu corro pouco, não sou boa na corrida.” “Mas pra você tanto faz ganhá ou perdê?” “Não, Iracema, eu queria ganhar, mas ainda não consigo.” “Olha minha fia, quando dé o sinal, sai correndo, pensa no dinheiro e pisa no chão, quero vê se você não ganha.” Neste momento eu olhei bem para ela, e fitando seus olhos de jabuticaba, disse: “Está bom, eu vou tentar fazer isso.”

Meu treinador estava ali por perto e eu pedi que tirasse uma foto de nós duas. Ele olhou para mim e disse que a gente encontrava cada uma nessas corridas, e nós dois concluímos que a Iracema nos tinha passado uma bela história.

Desta vez me posicionei mais à frente na largada e saí bem, ‘pensei no dinheiro’! Qual a minha surpresa quando olho no meu relógio marcando 3 minutos de corrida e Iracema já acabada, dando passos, já quase sem correr, acenei a ela e disse algumas palavras de incentivo e fui embora. Esta prova tem muita subida e foi mais um grande desafio para mim. Confesso que andei, mas tinha gente que me ultrapassava na subida andando! Os 100 reais tinham ido por ladeira abaixo. No final reagi e concluí a prova em 54.37. Ultrapassei uma japonesa que veio ao meu lado quase toda corrida e fui ultrapassada por outras três. Mas nada que mereça ser relatado. Pisei no tapete, sentei e tomei minha água, me recuperei um pouco, tirei o chip, peguei minhas únicas lembranças desta corrida, com exceção do número da camiseta: um pedaço de melancia, uma maçã e uma banana e subi na outra ponta da quadra para falar com o treinador.

Já estava sentada no banco da praça, descansando quando faço sinal para o treinador olhar, era ela, a Iracema estava concluindo a prova. Rimos baixinho como se pensávamos juntos... que lorota que ela nos passou.

Ficamos aguardando a premiação porque dois meninos nossos pegaram o segundo lugar. Em Ibiporã, há muitas categorias e qual a nossa surpresa ao anunciarem a categoria municipal feminina 5059 anos: Iracema Márcia Cardoso levou o primeiro lugar. É a Iracema! Dei os parabéns a ela (não vou dizer que ela era a única na categoria dela) e concordei: “É você ganhou mesmo!” “E você, não ganhou nada?” me perguntou Iracema “Eu não ganhei não, Iracema” Ela parou, desta vez fitando os meus olhos de jabuticaba. E o olhar foi interrompido pelo convite da Adriana de Souza para tirar uma foto com ela.

Em 2011 quero correr de novo em Ibiporã, vou pelo dinheiro, com mais garra e fé. Vou seguir o conselho da Iracema. E quero ir assim por muitos anos. Mas quando estiver correndo na categoria Master, não vou mais lá, porque este pódio, é da Iracema.

8 comentários:

  1. Sensacional seu POST ... "Correr por Dinheiro ... Nunca havia pensado nisso, pode ser mais um estimulo quem sabe ... Sempre corri pela saúde e pelo prazer ... Dinheiro é nova ... sempre penso que quem correr po DINHEIRO são os QUENIANOS ... que alias voam baixo demais !!!

    Parabéns pelo POST !!!
    Sucesso Sempre !!!

    http://porqueeucorro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Marluce, amo essa simplicidade que encontramos nos corredores e corredoras de rua, como o caso da D. Iracema. Ela é muito espertinha... rssssss Sabe que no final das contas vai ganhar o din-din dela. Realmente temos bom gosto para o lay-out do blog. Parabéns à nós dois! Ah! Estou no twitter como @JoelMaratonista.
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. há há há e aí mais uma história de corredores, mas foi a 1ª que li "com dinheiro"... mas se não fossem essas histórias, acho que a nossa pista seria em preto e branco...
    bjão
    @ClaudinhasamII

    ResponderExcluir
  4. Marluce,essa Dna Iracema e muito esperta em! ainda bem que alertou voce,agora vai firme pensa no din din e asas nos pes,quem sabe o proximo premio e seu..e so confiar e correr lado a lado com Iracema rsrs sucesso...
    Bjn
    Tia Marina
    London,12 de maio 2010 20:53

    ResponderExcluir
  5. Vai lá mãe! Corre pro din din e para o chocolate!!! A Iracema já te deu um dica agora... manda ver!!! Seu Blog é um maximo!!!
    Bjs Stella.

    ResponderExcluir
  6. \o/ eeeeeeeeeeeee, eu ri muito com essa historia, confesso, e se tudo der certo vou correr 2011 lá tbém afinal agora estou viciada em corrida, e Ibiporã é norte do paraná e eu não garota de ipanema, sou bicho do paraná...
    \o/ eeeeeeeeeeeeee
    bons treinos, quando vc vem correr por dinehiro em curitiba????
    rsrsrrs
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. KKK...RACHEI DE RIR AKI COM A HISTORIA..E VOU TE CONFESSAR, SE NADA DER CERTO VOU VIRAR CORREDORA TMB... E ISSO AI LU SEMPRE E BOM OUVIR CONSELHOS DOS MAIS EXPERIENTES NO RAMO...TORCO POR VC PRA VC GANHAR O DINDIN E O CHOCOLATE Q A STELLA TA QUERENDO..KKK...BJUSS...

    ResponderExcluir