Correr nos ensina a nos desafiar. Ensina a ir além quando pensamos até aonde poderíamos ir. Ajuda-nos a descobrir do que somos feitos e o que fazemos, e isso é tudo na vida. Boa leitura!

domingo, 15 de agosto de 2010

Bowerman AC 5KM Nike World Campus

Quando cheguei em Portland-Oregon, meu amigo disse que a sede da Nike era em Bearverton, neste mesmo estado. Imaginei um escritório em um andar de um prédio ou até um prédio do porte de uma fábrica grande, me surpreendi bastante. No dia 25 de julho de 2010 tive a oportunidade de participar em uma corrida promovida pelo Bowerman Atletic Club, o grupo de corrida da Nike no campus da Nike. A inscrição era 25 dólares e fui muito bem recebida, pois quando mencionei à organização que não havia como me locomover até o Campus, uma das organizadoras, a Carrie que faturou o segundo lugar, foi me buscar em casa e a esposa do organizador me trouxe de volta. Eles gostaram de ter uma brasileira participando da corrida.



A corrida em si não teve muitas surpresas, como era noturna, havia uma banda tocando, e algumas barracas vendendo artigos de corrida como o uniforme oficial do atletismo dos EUA e a camiseta oficial do clube de corrida Bowerman, que presenteei meu treinador. No entanto, o que me pegou mesmo foi o incômodo de correr no campus da Nike, de Asics. Isso foi mal! Quase 100% dos corredores usavam Nike e eu até que tentei comprar um par de tênis Nike, optei por um modelo novo o Free Run, lembrando-me do conceito de correr descalço, mas meus pés quase se desmancharam de dor uma semana antes e tive que trocá-los. Só depois que vim saber que os Nikes rodam um número a menos e deveria ter pedido um número a mais do meu tamanho habitual. Foi mal, quando foi dada a largada, no meio de tanto Nikes de todas as cores e modelos, não sabia se corria na corrida ou da corrida. Meu ritmo não foi muito bom, fiquei em 11º na minha categoria e em 127 de 223 na categoria feminina. Vou culpar o tênis!

A organização da corrida estava excelente, a camiseta não era de corrida, era de algodão, uma lembrança. O chip já vem colado no número de peito e não é preciso devolver no final. A hidratação era por conta do Gatorage e no final havia mais Gatorage, água, pretzel, fruta e peito de frango grelhado. Não há medalha de finisher e tenho que melhorar meu tempo porque não cheguei a tempo do frango grelhado, mas isso não é tudo.
O que mais me impressionou foi o tamanho do campus de pesquisa da Nike, é imenso, muito grande mesmo. O campus foi fundado por Phil Knight, o atual proprietário, e o legendário técnico de atletismo Bill Bowerman e o seu nome vem da deusa grega da vitória: Nike. A Nike atualmente emprega mais de 33 mil pessoas mundialmente e só neste Campus trabalham 7 mil funcionários, entre eles engenheiros e designers que estudam e projetam os mais avançados equipamentos para quase todos os esportes. São 17 prédios ao todo e cada um deles presta homenagem a um atleta legendário (mais informações em: http://www.nikebiz.com/company_overview/), eu visitei o do Tiger Woods do golf, o do Mike Jordan do basquete, o do Mike Schmidt do beisebol e o hall do Steve Prefontaine, o corredor, não há como andar o campus todo a pé pois seu tamanho é de 600 mil metros quadrados. Há também os campos de futebol do Ronaldo Fenômeno, com uma estátua muito linda do nosso jogador com uma breve história dele assim como a pista de atletismo do Michael Johnson.

   A corrida foi ao redor do campus no prédio do Tiger Woods, onde pude conferir um memorial da vida do Tiger Woods e creio este conceito se estende a todos os outros prédios que homenageiam os outros 16 atletas. Em meio a minha visita, em meio a tantas pessoas, mas ainda sozinha no meio deles me deparei a uma  frase que nós corredores já sabemos: There is no finish line. Just open it (Não há linha de chegada. Ultrapasse-a.)
No coração do campus, há um grande lago com patos e gansos vivendo harmoniosamente entre a natureza, as árvores e as pessoas. O campus está aberto diariamente para quem quiser correr lá. Há uma preocupação com tudo, com a natureza, o aprimoramento do esporte e os limites do ser humano. É muita ciência, é muito estudo e é muito trabalho. O Campus é um grande incentivo a uma vida saudável, é como eles dizem: "Se você tem um corpo, você é um atleta". Então, somos todos.

6 comentários:

  1. Fiquei imaginando vc de Asic... muito legal seu post, aproveitou bem !
    bjão

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marluce! Parabéns pela prova! Quantro aos tenis, primeiro temos que testar o produto antes de irmos pra prova, né? O ideal é correr com o que estamos acostumados, mas neste caso... acho que eu tb pensaria como faria! Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Marluce, do jeito que eu não gosto dessa marca, adoraria correr lá de Asics... rssss Você é minha heroína!!! beijos, @JoelMaratonista

    ResponderExcluir
  4. Oi Marluce!
    Primeiro post que leio do teu blog e fiquei com vontade de ler mais sobre onde te leva a corrida!
    ASICS rules! :)
    Beijos do novo seguidor.
    Milton
    http://runningroutes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa Marluci vc é chique heim benhê... parabéns... e qual foi o tempo, eqtos km tinha...
    Eu não vou correr no revezamento de Maringá, mas vou na prova do sescpr no dia 12/09, vamos??
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir